Notícias
Lisboa acolhe conferência internacional do IESBA sobre os desafios éticos
24 Julho 2025
IESBALisboa_15set
Evento tem o apoio da Ordem e conta com intervenção da bastonária


O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) organiza, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC), a sua conferência internacional 2025 subordinada ao tema «Ética e Independência na Auditoria: Pilares de Resiliência e Competitividade em Tempos de Incerteza”, que se realiza a 15 de setembro, no campus do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, em Lisboa. 

Os desafios éticos mais prementes que se colocam à profissão contabilística e ao mundo empresarial global serão o foco deste evento que contará, na sessão de abertura, com a intervenção da bastonária, Paula Franco. O objetivo é analisar o papel central da ética na preservação da confiança e estabilidade, bem como no apoio à inovação num contexto de incerteza e disrupção.

Está confirmada a presença de cerca de duas dezenas de oradores, incluindo reguladores, investidores, standard setters, firmas de contabilidade, auditoria e líderes empresariais.

Destaque para as participações do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, Comissária Europeia para os Serviços Financeiros e para a União da Poupança e dos Investimentos, Maria Luís Albuquerque e o presidente da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), Jean-Paul Servais.

O IESBA é um organismo independente de definição de normas internacionais, presidido pela portuguesa Gabriela Figueiredo Dias.

Esta  é a primeira conferência internacional dedicada à ética e à independência em serviços financeiros organizada pelo IESBA, refletindo o compromisso do board com a promoção do diálogo com os seus stakeholders a nível internacional. Igualmente, visa contribuir para a adoção dos seus standards, consagrados no seu código internacional de ética de independência — um benchmark já adotado, utilizado ou usado como referência em mais de 130 jurisdições em todo o mundo.

A participação neste evento é gratuita, mas os lugares são limitados à capacidade do local.

O programa completo, as atualizações mais recentes e o formulário de inscrição estão disponíveis na seguinte ligação.