Notícias
Formação «Orçamento do Estado 2026» - o filme diário
16 January 2026
oe2026
Primeiro ciclo de 2026 decorre entre 16 de janeiro e 10 de fevereiro.

Na Ordem, já se sabe: janeiro e fevereiro são, por norma, sinónimo de formação eventual dedicada ao Orçamento do Estado. Este ano, dada a opção governativa de apresentar um documento com alterações fiscais cirúrgicas e, por isso, mais reduzido em termos de novidades do que é hábito, o primeiro ciclo formativo de 2026 acabou também por abordar outros temas pertinentes e atuais, como sejam o IVA na construção civil; o novo ciclo contributivo e a dupla autenticação.

 

Seja como for, o comboio está em andamento e fará paragem obrigatória em 31 cidades a que correspondem 42 sessões.

 

Dia após dia, deixaremos nesta página breves notas e registos fotográficos do que for acontecendo pelo país.

 

O primeiro dia, 16 de janeiro, foi sinónimo de formação em Lisboa e Portalegre. Estas foram as duas cidades, curiosamente capitais dos distritos com mais e menos população, a receberem as primeiras sessões, o que correspondeu à presença de cerca de 900 formandos.

 

A semana arrancou (19 de janeiro) com a segunda sessão realizada no Auditório António Domingues de Azevedo, em Lisboa e contou com a presença, na abertura, de Paula Franco, bastonária da OCC. Cerca de 780 membros e respetivos colaboradores ajudaram a praticamente lotar o espaço.

 

Dia 20 de janeiro, terceiro dia de formação deste ciclo, três cidades em destaque, em regiões bem distintas: Beja, Guimarães e Setúbal. Pelos três locais passaram cerca de 1 050 formandos.

 

Quarto dia de formação, quatro capitais de distrito revisitadas. Évora, Faro, Guarda e Porto são os locais que concentram atenções, permitindo que cerca de 1 150 formandos, entre contabilistas certificados e colaboradores, atualizem conhecimentos relativos às matérias me discussão.   

 

A 22 de janeiro, mais quatro cidades receberam o ciclo formativo. Na Covilhã, Évora (segundo dia consecutivo), Figueira da Foz e Lagoa foram cerca de 700 os formandos que acorreram às sessões, elevando assim o total, ao fim dos primeiros cinco dias de formação, para cerca de 4 900 presenças.   

 

Em dia de frio, neve e vento (efeitos da depressão Ingrid), coube a Castelo Branco receber a sua sessão relativa a este primeiro ciclo de formação eventual de 2026, tendo sido presenciada por cerca de 120 formandos. Após seis dias, o total acumulado nas 15 sessões já realizadas, supera já as cinco mil presenças.

 

Arranque de nova semana, com quatro sessões em locais bem díspares do território nacional. Coimbra, Lisboa, Ponta Delgada e Porto foram os palcos privilegiados. Cerca de 2 100 formandos acorreram a estes locais, fazendo deste o dia mais concorrido deste ciclo formativo. 

 

Oitavo dia do ciclo formativo, desta feita para paragens em cidades tão distantes entre si como Angra do Heroísmo e Aveiro, ou Funchal e Viseu. Nestes quatro locais, a exemplo do que tem sucedido em todos os outros onde já se realizaram sessões, a afluência é digna de registo: cerca de 1 600 formandos, entre contabilistas certificados e respetivos colaboradores. 

 

Braga (em dose dupla) e Horta foram as cidades que, a 29 de janeiro, receberam sessões do ciclo formativo. Na cidade dos Arcebispos, por imperativos de última hora, a ação de formação acabou por ser dividida por dois locais (Fórum Braga e Universidade do Minho). Entre os Açores e o norte do País, acorreram a estas sessões cerca de 1 200 formandos. Na calendarização inicial, este seria também o dia de Pombal. Contudo, após os efeitos devastadores da depressão Kristin, sobretudo na região centro, deixaram de existir condições para que a sessão se realizasse. Oportunamente, será divulgada nova data.

 

Final da segunda semana. Após 29 sessões, realizadas de norte a sul e nas regiões autónomas, o número total de formandos eleva-se a cerca de 10 700. Na sexta-feira, 30 de janeiro, as sessões em Aveiro, Ilha do Pico, Santarém e Setúbal, foram responsáveis por uma parcela de cerca de 900 contabilistas certificados e respetivos colaboradores. 

 

Em cada galeria, as fotos surgem aos pares, por ordem alfabética das localidades.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA - 16 DE JANEIRO – LISBOA E PORTALEGRE

GALERIA FOTOGRÁFICA - 19 DE JANEIRO – LISBOA

 
GALERIA FOTOGRÁFICA - 20 DE JANEIRO – BEJA, GUIMARÃES E SETÚBAL

GALERIA FOTOGRÁFICA - 21 DE JANEIRO – ÉVORA, FARO, GUARDA E PORTO

GALERIA FOTOGRÁFICA - 22 DE JANEIRO – COVILHÃ, ÉVORA, FIGUEIRA DA FOZ E LAGOA
 
GALERIA FOTOGRÁFICA - 23 DE JANEIRO – CASTELO BRANCO

GALERIA FOTOGRÁFICA - 26 DE JANEIRO – COIMBRA, LISBOA, PONTA DELGADA E PORTO

 
GALERIA FOTOGRÁFICA - 27 DE JANEIRO – ANGRA DO HEROÍSMO, AVEIRO, FUNCHAL E VISEU

GALERIA FOTOGRÁFICA - 29 DE JANEIRO – BRAGA (FÓRUM BRAGA), BRAGA (UNIV. DO MINHO) E HORTA

 
GALERIA FOTOGRÁFICA - 30 DE JANEIRO – AVEIRO, ILHA DO PICO, SANTARÉM E SETÚBAL
Notícias & Comunicados