O International Sustainability Standards Board (ISSB) emitiu ontem, 26 de junho de 2023, as suas duas primeiras normas - IFRS S1 e IFRS S2 - dando início a uma nova era de divulgações relacionada com a sustentabilidade nos mercados de capitais, em todo o mundo. As normas ajudarão a melhorar a confiança nas divulgações da empresa sobre sustentabilidade, apoiando as decisões de investimento.
Também pela primeira vez, as normas permitirão cria uma linguagem comum para divulgar o efeito dos riscos e oportunidades relacionados com o clima nas perspetivas de uma empresa.
Entretanto, a IFAC (International Federation of Accountants), a maior organização contabilística mundial, de que a Ordem dos Contabilistas Certificados faz parte, congratulou-se com este passo: «Todos os contabilistas – trabalhando em empresas, como preparadores ou auditores, ou atuando como líderes de organizações profissionais de contabilidade – devem agora defender e implementar esses padrões para que relatórios corporativos de alta qualidade de informações relacionadas com a sustentabilidade se tornem uma realidade», defendeu, em comunicado, Kevin Dancey, CEO da IFAC.
Mais informação aqui