1.4 Custos do processo e modalidades de pagamento?
O pedido de inscrição implica o pagamento, aquando da entrega da candidatura, das seguintes taxas (cf. Regulamento de Taxas e Emolumentos da OCC: disponível abaixo:
ATENÇÃO que, atualmente, e até ao final de julho de 2025, encontra-se em vigor a seguinte isenção de taxas: Acesso à Ordem: Isenção de taxas
Opção 1 – Estágio curricular / PSE Integrado no Curso superior:
Taxas e emolumentos:
(1.2) Inscrição na Ordem: 100€
(1.4) Formação deontologia e boas práticas: 100€
(1.6) Prova escrita estatuto e código deontológico: 100€
Total: 300€
Opção 2a – Via Estágio Profissional (700 horas)
Taxa e emolumentos:
(1.2) Inscrição na Ordem: 100€
(1.1) admissão a estágio: 150€
(1.5) Exame final de estágio profissional (prova escrita de matérias relativas ao exercício da profissão para admissão a Contabilista Certificado): 200€
Total 450€
Opção 2b – Via Experiência Profissional (3 ou mais anos)
Taxa e emolumentos:
(1.2) Inscrição na Ordem: 100€
(1.9) Análise da experiência profissional: 100€
(1.5) Exame prova escrita de matérias relativas ao exercício da profissão para admissão a Contabilista Certificado: 200€
Total 400€
Opção 3 – Formação Modular (mín. 84 horas e máx. 6 meses)
Taxa e emolumentos:
(1.2) Inscrição na Ordem: 100€
(1.7) Formação por módulos e prova escrita de cada um dos módulos: 100€/cada um dos 4 módulos
Na inscrição inicial, terá de ser pago o valor da inscrição e do primeiro módulo, totalizando 200€.
Os restantes módulos têm de ser pagos antes do início da frequência dos mesmos.
No caso de nota negativa poderá efetuar nova prova de recurso gratuita.
No caso de nota negativa na prova de recurso terá de pagar e repetir novamente o módulo.
Não há precedência nos módulos de formação.
Método de pagamento:
Multibanco ou VISA