A profissão e a instituição
  • A profissão de Contabilista conheceu um grande impulso e reconhecimento especialmente a partir da década de 90. Contudo, o caminho até aqui não foi fácil. Apresentamos, em seguida, uma cronologia com algumas das datas-chave para a profissão: da primeira escola de contabilidade, passando pelo Código da Contribuição Industrial, a criação da ATOC, a alteração de estatutos que permitiu a transição da Câmara a Ordem e a eleição do primeiro bastonário da Instituição. A entidade reguladora da profissão é, neste momento, uma das maiores ordens do país com cerca de 68 mil membros.
1759
  • O Marquês de Pombal cria a Aula do Comércio. Este foi o primeiro estabelecimento de ensino criado oficialmente em Portugal para o ensino da Contabilidade. De acordo com a investigação desenvolvida por Lúcia Lima Rodrigues, Delfina Gomes e Russel Craig, e financiada pela CTOC, é bem provável que se trate da primeira escola oficial de Contabilidade do mundo. 
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Marquês de Pombal
1958
  • A profissão de Técnico Oficial de Contas surge pela primeira vez no ordenamento jurídico português através da exigência de uma figura consagrada no Código da Contribuição Industrial, em consequência da reforma fiscal levada a efeito, entre 1958 a 1963. Aquele diploma limita-se a criar a figura de Técnico de Contas sem que, no entanto, seja acompanhada de normas jurídicas reguladoras do exercício da profissão, quer da definição das funções destes profissionais, limitando-se a exigir que as declarações de rendimentos fossem assinadas pelos referidos Técnicos de Contas inscritos na ex-Direcção Geral das Contribuições e Impostos (DGCI).
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Livros
1963
  • Entrada em vigor do Código da Contribuição Industrial. Desde essa altura que os Técnicos de Contas começaram a prestar um trabalho meritório no âmbito da Contabilidade e Fiscalidade. No entanto, os vícios do tecido empresarial português contribuíram para que o trabalho desenvolvido pelos profissionais não fosse devidamente reconhecido.
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Trabalho
1989

• Durante sete anos o poder político ignorou os Técnicos de Contas, confinando-os a meros funcionários administrativos. A falta de rigor das demonstrações financeiras era evidente. Tornava-se imperioso procurar um quadro legislativo que definisse as funções e responsabilidades do Técnico de Contas, conferindo simultaneamente caráter público à profissão.

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Assembleia da República
1995
  • No Orçamento do Estado de 1995 (Lei n.º 39-B/94, de 27 de Dezembro), o governo pede e obtém autorização legislativa para regulamentar o exercício da profissão e na sequência dessa autorização legislativa, surge o Decreto Lei n.º 265/95, de 17 de Outubro, através do qual é aprovado o Estatuto dos Técnicos Oficiais de Contas.
     
  • Regulamentação da profissão com a publicação do Decreto-Lei n.º 265/95, de 17 de Outubro. É o início de uma nova era, na qual são exigidas maiores responsabilidades aos profissionais que passam então a ser designados por Técnicos Oficiais de Contas. Surge a Associação dos Técnicos Oficiais de Contas (ATOC), cuja Comissão Instaladora fica instalada num espaço cedido pelo Ministério das Finanças, no 4.º andar do n.º 69 da Rua Nova do Almada.
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Diário da República
1996
  • Tomada de Posse da Comissão Instaladora e da Comissão de Inscrição da ATOC a 15 de julho.

 

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Tomada de Posse da Comissão Instaladora e da Comissão de Inscrição da ATOC a 15 de julho.
1997

Em meados de janeiro terminou o prazo para acreditação dos TOC anteriormente inscritos na DGCI. Foram apresentados 32 mil processos e candidaturas.

A FIL, em Lisboa, foi o palco do 1.º Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas. O tema foi «Rumo ao futuro com o Estatuto».

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I Congresso ATOC
1998
  • Em setembro, é inaugurada a nova sede da CTOC, na Avenida 24 de julho, em Lisboa.
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Sede da CTOC, na Avenida 24 de julho, em Lisboa.
1999
  • A 4 de janeiro tomam posse os primeiros órgãos da ATOC. 
     
  • Com o Decreto-Lei n.º 452/99, de 5 de novembro, a Associação dos Técnicos Oficiais de Contas passa a designar-se Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Surge o novo Estatuto da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.
     
  • Em finais de novembro decorre o primeiro referendo que aprovou o Código Deontológico.
     
  • Lançamento do sítio da CTOC.
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A 4 de janeiro tomam posse os primeiros órgãos da ATOC.
2000
  • A 1 de janeiro entra em vigor o Código Deontológico, como necessidade lógica de impor regras comportamentais a todos os profissionais.
     
  • É publicado, em abril, o número 1 da Revista «TOC».
     
  • Inauguradas as duas primeiras representações permanentes da CTOC, nos Açores (Ponta Delgada) e na Madeira (Funchal). Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu são as próximas aberturas previstas.
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2000
2001
  •  Arrancam as «Reuniões Livres das quartas-feiras». Um marco no relacionamento com os membros que venceu os anos e permanece mais vivo do que nunca.
     
  • A CTOC assume o compromisso de pagar o seguro de responsabilidade civil dos seus membros. 
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Arrancam as Reuniões Livres das quartas-feiras
2002
  • Implementação do sistema de desmaterialização das declarações fiscais. Um projeto que teve o profundo e decisivo envolvimento da CTOC.
     
  • No dia 8 de janeiro tomam posse os órgãos da CTOC para o triénio de 2002-2004.
     
  • Primeira edição do Encontro Nacional dos TOC, realizado na Batalha. Participaram cerca de mil profissionais.
     
  • A 13 de dezembro, Rogério Fernandes Ferreira e António Sousa Franco recebem os diplomas de membros honorários da Câmara.
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Início da implementação do sistema de desmaterialização das declarações fiscais
2003
  • Entram em vigor as novas regras de inscrição na CTOC, com a exigência de uma determinada estrutura curricular dos cursos que permitem acesso à inscrição na Câmara.
     
  • A 24 de Junho, toma posse o Gabinete de Estudos (GECTOC), presidido pelo ex-ministro das Finanças, António de Sousa Franco.
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A 24 de Junho, toma posse o Gabinete de Estudos da CTOC
2004
  • O economista Daniel Bessa toma posse como presidente do GECTOC, após o falecimento de Sousa Franco.
     
  • Apresentada, a 25 de maio, a revista científica «Contabilidade & Gestão» da CTOC, em parceria com a ADCES.
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Apresentação, a 25 de maio, da revista científica «Contabilidade & Gestão» da CTOC
2005
  • Lançamento da «Pasta TOC», visando a melhoria e eficiência da comunicação dos TOC com a Instituição, através dos meios eletrónicos.
     
  • Criado o Controlo da Qualidade, tendo como ponto fundamental a consolidação e credibilização da profissão.
     
  • Criado o Fundo de Pensões para os Técnicos Oficiais de Contas.
     
  • Início, em outubro, das comemorações do 10.º aniversário do reconhecimento público da profissão. 
     
  • José Alves da Silva junta-se ao restrito lote de membros honorários.

 

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Pasta TOC
2006
  • Inauguração, a 16 de maio, da nova sede da CTOC, situada na Av. Barbosa du Bocage, n.º 45, em Lisboa, com a presença do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
     
  • A 3 e 4 de novembro realiza-se o II Congresso dos TOC, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Subordinado ao tema «Novos rumos, melhor futuro», contou com cerca de quatro mil profissionais.
     
  • O Prolatino - Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino sai pela primeira vez do Brasil. A oitava edição decorre no Europarque, em Santa Maria da Feira, com organização da CTOC.
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A 16 de maio é inaugurada a nova sede da CTOC
2007
  • A CTOC é a anfitriã do lançamento público da Informação Empresarial Simplificada (IES), perante uma plateia de 600 profissionais.
     
  • Pela primeira vez na sua história, um ciclo de formação organizado pela Câmara ultrapassa os 21 mil participantes. Foi o que aconteceu com a primeira ação de formação eventual de 2007, que percorreu todas as sedes de distrito do País.
     
  • É assinado o protocolo com o grupo BES/Tranquilidade que permite a todos os TOC disporem, gratuitamente, de um seguro de saúde.
     
  • Inicia-se um ciclo de conferências sobre um tema com crescente pertinência: «Os direitos e garantias dos contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal.»
     
  • A Comissão da História da Contabilidade (CHC) é oficialmente apresentada. 
     
  • Aprovado o regulamento da formação de créditos para efeitos do controle da qualidade.
     
  • A 6 de junho, e pela primeira vez na sua história, a CTOC organiza a cerimónia de entrega dos certificados aos novos membros.
     
  • Apoiado pela CTOC, é apresentado, a 27 de junho, durante as «I Jornadas de Finanças e Contabilidade Locais», a terceira edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, da autoria de quatro professores universitários, referente ao ano de 2005. 
     
  • É inaugurada, a 6 de Outubro, em Vila Real, a 13.ª representação permanente.
     
  • Um total de 16 716 TOC exerceu o seu direito de voto na escolha para os novos órgãos para o triénio 2008/2010. A lista liderada por A. Domingues de Azevedo obteve 9 528 votos, contra 5 091 votos conseguidos pela lista concorrente.

 

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A ideia da criação da «Casa do TOC»
2008
  • Abril marca o arranque, em definitivo, da formação à distância. Os TOC passam a dispor de condições ímpares no acesso à formação e aos créditos obrigatórios constantes no Regulamento do Controle da Qualidade.
     
  • Pela segunda vez consecutiva, a CTOC organiza, em Portugal, a nona edição do Prolatino – Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino. Em Lisboa, cerca de 1 400 TOC portugueses e brasileiros assistiram, durante os dias 9 e 10 de maio. 
     
  • Em setembro, iniciam-se as emissões diárias do programa radiofónico «Conselho Fiscal», uma parceria entre a TSF e a Câmara.
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Abril marcou o arranque, em definitivo, da formação à distância.
2009
  • O III Congresso dos TOC reúne durante dois dias no Pavilhão Atlântico cerca de 5 300 profissionais.
     
  • No dia 23 de julho, o Parlamento vota favoravelmente a proposta de lei 276/x que viabiliza alterar o estatuto da CTOC e a passagem a Ordem profissional. É uma nova etapa após 14 anos de reconhecimento público da profissão. A 26 outubro do mesmo ano é publicado em Diário da República o decreto-lei n.º 310 de 2009 que formaliza a nova e maior ordem profissional portuguesa. O Presidente da República autoriza o governo a alterar o estatuto da CTOC após a promulgação do diploma. A16 de novembro, em assembleia geral extraordinária, é aprovada a alteração ao regulamento eleitoral.
     
  • São criados os colégios da especialidade.
     
  • A Câmara e o Conselho Federal de Contabilidade são recebidos no Banco Mundial, em Washington, no âmbito do projeto de transferência de conhecimentos para países de língua portuguesa.
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O III Congresso dos TOC
2010

No dia 1 de março, Domingues de Azevedo é proclamado o vencedor das eleições para a Ordem, tornando-se o primeiro Bastonário.  [10]

Inaugurado a galeria dos bastonários no salão nobre da sede da Ordem.

A Ordem e a Associação Espanhola de Contabilidade e Administração de Empresas (AECA) assinam protocolo de colaboração.

O maior Encontro Nacional dos TOC de sempre realizou-se em Lisboa, juntando 1300 profissionais e respetivos acompanhantes.

A Ordem e a TSF promovem no Porto uma conferência subordinada ao tema «O que fazer por Portugal? Medidas para ultrapassar a crise». Pacheco Pereira, Rui Rio, Rui Moreira, Paulo Rangel, João Salgueiro e Pina Moura juntam-se ao debate.

O I Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade tem lugar em outubro, na cidade de Florianópolis, Brasil

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A Ordem e a TSF promovem no Porto uma conferência subordinada ao tema «O que fazer por Portugal? Medidas para ultrapassar a crise»
2011
  • A Ordem e a TSF iniciam o ciclo de conferências «A Soma das Partes», em Faro, a 18 de julho.
     
  • XXII Seminário Internacional do CILEA realiza-se no Centro de Congressos do Funchal. É a primeira vez que a Ordem organiza uma conferência deste género nas regiões autónomas. O presidente do governo regional, Alberto João Jardim abre os trabalhos.
     
  • Ordem e TSF juntam todos os líderes políticos com assento parlamentar no CCB, numa conferência subordinada ao tema «União Europeia e a política fiscal».
     
  • Inaugura-se uma nova era no SITOC, com o fim do CD-Rom.
     
  • O bastonário reúne-se a 8 de agosto, em Luanda, com a comissão instaladora da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola, no âmbito do projeto de transferência de conhecimentos para os PALOP

 

 

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A Ordem e a TSF iniciam o ciclo de conferências «A Soma das Partes»
2012
  • 32 técnicos oficiais de contas recebem o diploma que os certifica como os primeiros membros especialistas da Ordem.
     
  • Entra em funcionamento o novo sítio da Ordem na internet.
     
  • Lançada a iniciativa legislativa da Ordem com vista à disponibilização atempada dos meios para envio de declarações fiscais.
     
  • A 14 e 15 de setembro realiza-se no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, o IV Congresso dos TOC, que reúne cerca de 4 mil profissionais.
     
  • A 15 de novembro, a Ordem torna-se membro associado do IFAC, após votação realizada na Cidade do Cabo, África do Sul.
     
  • O TOConline, a nova ferramenta ao serviço dos profissionais, entra em fase experimental.

 

 

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Após um período de testes, entra em funcionamento o novo sítio da Ordem na internet
2013
  • XIII Congresso Internacional de Custos decorre no edifício da Alfândega, no Porto, a 18 e 19 de abril, perante de cinco centenas de congressistas provenientes da Europa e América do Sul. 
     
  • A Ordem passa a disponibilizar uma bolsa de emprego no seu sítio.
     
  • Termina o ciclo de conferências «A Soma das Partes», em que a Ordem e a TSF percorreram o país ao longo de um ano e meio. O Presidente da República e o Presidente da Comissão Europeia enviaram mensagens. O Primeiro-Ministro, Passos Coelho encerrou os trabalhos. 
     
  • A Ordem rubrica um protocolo de cooperação com a Associação de Magistrados da Jurisdição Administrativa e Fiscal de Portugal.
     
  • A primeira conferência organizada por um colégio da especialidade da Ordem (Impostos sobre o consumo) realiza-se no Grande Auditório do CCB, em Lisboa, perante mais de um milhar de profissionais.
     
  • O bastonário Domingues de Azevedo é eleito primeiro vice-presidente do CILEA, numa votação realizada em Punta del Este, no Uruguai.
     
  • A Ordem e o ISCAL organizam o XV Congresso de Contabilidade e Auditoria na FIL do Parque das Nações, em Lisboa.

 

 

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2013
2014
  • O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, conhecido como a «bíblia» do poder local, comemora 10 anos de existência. Realizam-se conferências em Lisboa, Ponta Delgada e Funchal.  
     
  • A 31 de outubro realizam-se as eleições para os órgãos sociais da Ordem com vitória da lista única, liderada por Domingues de Azevedo, com 88,10 por cento dos votos.
     
  • Início do ciclo de conferências «Iniciativa privada - A economia, as empresas e o sistema fiscal», promovido pela Ordem e a TSF, na Fundação Cupertino de Miranda no Porto.
     
  • A 11 de fevereiro, a Ordem assina um protocolo com a Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM), no âmbito do projeto de transferência de conhecimentos.
     
  • A Ordem rubrica protocolos com o Tribunal Central Administrativo do Sul e o Tribunal Central Administrativo do Norte.
     
  • A 29 de abril, a assembleia geral extraordinária da Ordem aprova por larga maioria o plano de investimentos para Lisboa e Porto. Na mesma reunião magna, Carlos Rebelo, torna-se membro honorário da instituição.
     
  • A 9 de junho, precisamente 10 anos depois da morte do primeiro presidente do Gabinete de Estudos da Ordem, António de Sousa Franco, o GEOTOC promove uma conferência em sua homenagem.

 

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2014
2015
  • «Uma ambição, um compromisso, um rumo», o lema do V Congresso dos TOC, que reúne, em dois dias de trabalhos, 3 500 profissionais no Meo Arena, em Lisboa. 
     
  • A lei n.º 139/2015 de 7 de setembro transforma a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas em Ordem dos Contabilistas Certificados, e altera o respetivo Estatuto, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 452/99, de 5 de novembro, em conformidade com a Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais.
     
  • A 21 de julho, realiza-se na Fundação Champalimaud, em Lisboa, a Grande Conferência sobre Política Fiscal, em parceria com a TSF, que reúne os candidatos às eleições legislativas de outubro.
     
  • A 26 de junho, em simultâneo com a realização em Lisboa de uma conferência com a EFAA, Ezequiel Fernandes, membro do Conselho Diretivo da Ordem, é eleito para o board da maior organização de contabilistas europeus.
     
  • A 30 de junho, a Ordem e o canal privado de televisão, TVI, rubricam um protocolo de colaboração.
     
  • A 12 de julho, a Ordem e a TSF iniciam em São Tomé e Príncipe, o ciclo de conferências «Negócios em Português».
     
  • Entra em vigor o Sistema de Informação dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (SICAM).
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Grande Conferência sobre Política Fiscal
2016
  • A 19 de março, são inauguradas as novas instalações da Ordem no Porto, no largo Primeiro de Dezembro, no Porto, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.
     
  • Domingues de Azevedo, o primeiro bastonário, falece no dia 11 de setembro. A Revista Contabilista desse mês dedica-lhe uma edição especial com dezenas de depoimentos e a resenha dos seus principais marcos à frente da instituição. A vice-presidente, Filomena Moreira, assume a liderança da Ordem, tornando-se na segunda bastonária da instituição.
     
  • A Ordem passa a disponibilizar aos seus membros uma newsletter diária com novidades profissionais e um parecer técnico.
     
  • A Ordem rubrica um protocolo com o CAAD (Centro de Arbitragem Administrativa)
     
  • O campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Setúbal, recebe o I Congresso Internacional de Contabilidade Pública, organização em conjunto com a Ordem.
     
  • A 15 de julho de 2016 celebram-se 20 anos da regulação profissional em Portugal, com a realização da conferência «O Papel dos contabilistas no desenvolvimento do país», no Funchal.
     
  • Assinatura do protocolo entre a OCC e o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais (CSTAT), que estabelece a indicação de um Contabilista Certificado para a prestação de assistência técnica e pericial em processos de jurisdição administrativa e fiscal.
     
  • A 16 de novembro, em Brasília, a Ordem torna-se membro efetivo do IFAC, a maior organização contabilística do mundo.
     
  • No dia 25 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa associa-se ao Prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, evento com o alto patrocínio do Presidente da República. A mensagem do PR é lida no início dos trabalhos.
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A Ordem rubrica um protocolo com o CAAD
2017
  • Inauguração a 23 de outubro do Auditório António Domingues de Azevedo, na Avenida Defensores de Chaves 85-B, em Lisboa, com a presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
     
  • A 20 de dezembro realizam-se eleições na OCC, pela primeira vez com círculos eleitorais, para eleger os órgãos sociais para o quadriénio 2018-2021. A Lista A vence, mas apenas com maioria absoluta para a Assembleia Representativa. 
     
  • Início do processo de emissão das novas cédulas profissionais dos membros.
     
  • Lançamento da edição impressa e digital da «Coleção Essencial 2017, um guia imprescindível sobre IRS, IRC e IVA.
     
  • Em julho, a Ordem entrega ao SEAF a proposta de simplificação de legislação e avaliação dos prazos fiscais.
     
  • A 12 e 13 de outubro realizou-se, em Aveiro, o XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Administração (CICA) que contou com a presença de meio milhar de participantes, provenientes de sete países.
     
  • A Ordem lança a versão inglesa do seu sítio.
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Início do processo de emissão das novas cédulas profissionais dos membros
2018
  • A lista A, encabeçada por Paula Franco, vence a 2.ª volta das eleições para a OCC realizadas a 8 de fevereiro. A lista vencedora conquistou os órgãos de Bastonário/Conselho Diretivo, Conselho Jurisdicional e Conselho Fiscal. A 5 de março tomam posse os novos órgãos sociais da Ordem.
     
  • A 9 de maio, o Conselho Diretivo, dando seguimento a uma promessa eleitoral, publica o primeiro relatório financeiro intercalar.
     
  • A Revista Contabilista entra na era digital e passa a ser remetida, em formato físico, apenas para os membros que a solicitarem.
     
  • É publicada em «Diário da República» a lei n.º 39/2018, que estabelece um prazo mínimo de 120 dias de antecedência para a disponibilização dos formulários digitais da responsabilidade da Autoridade Tributária e Aduaneira. 
     
  • No início de setembro entra em funcionamento o serviço de mediação de conflitos.
     
  • A 21 de setembro, é celebrado pela primeira o dia de S. Mateus, o padroeiro dos contabilistas, instituindo-se o Dia Nacional do Contabilista. 
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A lista A, encabeçada por Paula Franco, vence a 2ª volta das eleições para a OCC realizadas a 8 de fevereiro.
2019
  • O VI Congresso dos Contabilistas Certificados juntou 4200 pessoas ao longo de três dias na Altice Arena, em Lisboa. «Liderar a profissão digital» foi o mote para um evento, sob o signo da tecnologia.
     
  • Em julho, as Caldas da Rainha, acolheu o XV encontro nacional dos contabilistas certificados. A participação de 1200 pessoas - considerando os profissionais e os seus familiares - tornaram este o maior evento do género na história da Ordem.
     
  • As instalações do Porto receberam o I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa. Pela primeira vez, as três mais altas figuras do Estado – Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-Ministro – estiveram presentes num evento na casa dos contabilistas.
     
  • Inauguração das representações de Évora e da Guarda. Por seu turno, a representação do Porto passou a dispor de atendimento técnico presencial, em permanência
     
  • A OCC passou a integrar o Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).
     
  • Posto em marcha no terreno um projeto de apoio sobre a implementação do SAF-T em ambiente de trabalho.
     
  • Aprovada na última sessão plenária da legislatura a proposta de lei 180/XIII que introduz o novo mecanismo do justo impedimento.
     
  • A Ordem foi admitida no Grupo de Edimburgo.

 

 

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O VI Congresso dos Contabilistas Certificados
2020
  • A 17 de outubro é inaugurada, na seda da OCC, a exposição alusiva aos 25 anos de regulamentação da profissão. A biblioteca abre renovada e a galeria dos bastonários, no salão nobre, passa a contar com os quadros das bastonárias Filomena Moreira e Paula Franco.
     
  • A 11 de março a Organização Mundial de Saúde declara o surto de coronavírus uma pandemia. Portugal decreta o estado de emergência. A Ordem ativa o seu plano de contingência, os seus colaboradores começam a trabalhar a partir de casa e é lançada a página da internet Covid-19.
     
  • As reuniões livres presenciais quinzenais são transferidas para o canal do YouTube. Estreia das reuniões livres do TOConline e da formação plug in, ambas em formato online
  • A Ordem lança um conjunto de medidas de apoio social e profissional para mitigar as dificuldades dos membros, entre elas, a formação gratuita e a derrogação do dever de cumprimento da realização de 30 créditos da formação profissional contínua durante 2020.
     
  • A Revista Contabilista completa um número redondo: 20 anos. 
     
  • A sede da OCC passa ser oficialmente propriedade da instituição com a celebração da escritura de aquisição efetiva, após conclusão do contrato de leasing.
     
  • A 6 de novembro realiza-se o segundo referendo da história da instituição, o primeiro de natureza digital: 75 por cento dos membros votaram «sim» à não execução do projeto «Casas CC». Foram contabilizados 13927 votos.
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25 anos de regulamentação da profissão
2021
  • As eleições de 18 novembro (referentes ao mandato 2022-2025) são as mais participadas de sempre – com 23 599 votantes – e a lista vencedora obtém um resultado sem paralelo na história da instituição. Após 32 horas de escrutínio, Paula Franco é reeleita bastonária com 88,7 por cento dos votos, contra 11,3 por cento, da solução apresentada por José Araújo.
     
  • Num ano ainda marcado pela pandemia, o início do mês de janeiro arranca com a expedição das máscaras de proteção individual, com o logotipo da Ordem, e também do calendário.
     
  • O dia 27 de janeiro corresponde a uma conquista histórica para a profissão e um sonho materializado em letra de lei. O Parlamento aprova propostas legislativas com impacto na vida dos contabilistas certificados: "Férias fiscais", dispensa e redução de coimas e reforço dos direitos dos profissionais no regime de responsabilidade subsidiária.
     
  • A 25 de fevereiro o Presidente da República recebe em audiência a bastonária no Palácio de Belém. 
     
  • Inauguração das representações em Bragança e Portalegre.
     
  • Estreia o novo modelo formativo “Descomplicar na hora”, mais uma alternativa e uma nova perspetiva sobre matérias que interessam aos contabilistas certificados.
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Eleições
2022

 

13 janeiro - Abertura da 18.ª representação da Ordem, em Beja. Devido às restrições sanitárias, a inauguração aconteceu uns meses depois.

Regresso das reuniões livres presenciais, após praticamente dois anos de paralisação devido à pandemia. Apresentação do novo serviço «Portal das reuniões livres»

Em abril, cerca de cinco mil profissionais participam na formação eventual sobre a «Lei n.º 7 - reforço das garantias dos contribuintes e dos contabilistas certificados.»

22 de abril - O I Encontro Insular dos Contabilistas Certificados arranca, na ilha da Madeira, com a presença do presidente do governo regional, Miguel Albuquerque. 

13 de maio - Apresentação pública do projeto de certificação de qualidade.

6 de julho - Inauguração da representação de Braga, na Quinta do Pinheiro, um espaço apto para servir os cerca de 5 800 membros do distrito.

Agosto - O primeiro mês de agosto sem obrigações fiscais. Entrega simbólica de uma toalha de praia.

21 de setembro - A sustentabilidade foi o tema do congresso realizado na Altice Arena. O Presidente da República encerrou os trabalhos. A 21 de setembro, coincidindo com o «Dia do Contabilista», foram distribuídas as primeiras medalhas aos profissionais com 25 anos de inscrição.

28 de outubro - Através de sondagem online, a maioria dos membros deu «luz verde» à proposta apresentada pelo conselho diretivo: «Prefere ter toda a formação à distância gratuita, tendo um aumento de 3 euros/mês de quota?»

14 de dezembro - O CCclix, plataforma que veio revolucionar a formação da Ordem, transmite, pela primeira vez, a reunião livre semanal online.

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2023

 


25 de janeiro - «12 meses, 12 guias práticos» é o nome dado à iniciativa da Ordem que tem data marcada: a publicação na última quarta-feira de cada mês de um guia sobre matérias pertinentes.

17 de abril - Arranque do ciclo formativo sobre a «Agenda do trabalho digno», em parceria com o Ministério do Trabalho.

19 de maio - A proposta de alteração estatutária do governo deixar cair as competências exclusivas de fiscalidade.

19 junho - A nova proposta do governo que entra na AR volta a assegurar as competências exclusivas e partilhadas dos profissionais.

26 de julho - As instalações da antiga sede da Ordem, na Avenida 24 de julho, são vendidas por 5 milhões de euros.

25 de setembro - Início da formação sobre «Implementação das boas práticas profissionais.»

15 de outubro - O Super Bock Arena /Pavilhão Rosa Mota acolheu 1 620 pessoas para o XVII Encontro Nacional dos Contabilistas Certificados.

7 de dezembro - Epílogo de um processo difícil e demorado. Publicação em «Diário da Republica» da Lei n.º 68/2023, que altera o Estatuto da OCC.

22 cidades, 1873 medalhas. Entre 19 setembro, em Santarém, e 14 de dezembro, em Angra do Heroísmo, e a exemplo de 2022, a bastonária Paula Franco liderou o périplo empreendido pela instituição que, por todo o país, entregou as medalhas dos 25 anos de inscrição.

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