A Ordem dos Contabilistas Certificados e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da Universidade Politécnica do Cávado e do Ave (CICF/UPCA) promovem no próximo dia 12 de novembro de 2026, a partir das 14.30 horas, no auditório da Ordem, no Porto (Largo Primeiro de Dezembro, n.º 43), a apresentação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2025, seguido de um debate subordinado ao tema «50 anos de poder local: autonomia, responsabilidade e transparência.»
Esta é já a vigésima segunda edição do Anuário Financeiro, uma obra que se tem afirmado como o documento mais completo e credível para avaliar a saúde financeira, a eficiência e a gestão orçamental das 308 autarquias de Portugal e dos respetivos grupos empresariais.
Coordenado pelo CICF/IPCA e apoiado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e pelo Tribunal de Contas, este documento funciona como um espelho da transparência pública local.
Para além de contar com a presença de Paula Franco, bastonária da OCC, na abertura e no fecho, e de Maria José Fernandes, na apresentação do Anuário, o evento deste ano deverá integrar ainda representantes da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e os presidentes de câmara de Bragança e Guimarães, respetivamente, Isabel Ferreira e Ricardo Araújo. O meio século de poder local em Portugal será o mote central para o debate onde serão protagonistas. A moderação estará a cargo de Pedro Mota e Costa, economista e consultor.
As inscrições já se encontram disponíveis. No âmbito do Regulamento de Formação Profissional Contínua, são atribuídos quatro créditos.
Programa
Inscrições