Comunicados
Comunicado à Imprensa de 10 de julho de 2012
10 Julho 2012
Representatividade dos Técnicos Oficiais de Contas e IES 2011

Comunicado à Imprensa 1

A Agência LUSA difundiu ao início da tarde de hoje, 10 de julho, uma notícia a referir que a "OTOC negociou com o Governo adiamento da entrega da IES até 31 de julho”, tendo atribuído a frase ao Bastonário Domingues de Azevedo.

 

1.     Tal afirmação não é correta, nem verdadeira;

2.     A Ordem não "negoceia” com o Governo;

3.     A Ordem, através de carta enviada pelo seu Bastonário ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, datada de 25 de junho, solicitou àquele responsável a prorrogação do prazo de entrega da IES para 31 de julho.

4.     Nunca em momento algum a Ordem "negoceia” com quem quer que seja.

 

 

Lisboa, 10 de julho de 2012

 

O Bastonário

 

Domingues de Azevedo




Comunicado à Imprensa 2

 

 

A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas tem conhecimento da existência de diversos grupos de indivíduos nas redes sociais, que de forma mais ou menos organizada, debatem questões da profissão, emitindo opiniões várias.

 

Nos últimos dias e de forma persistente, alguns desses indivíduos têm enviado para os órgãos de comunicação social informação diversa sobre o processo de envio da IES 2011 (Informação Empresarial Simplificada), anunciando a existência de eventuais petições a defenderem a prorrogação do prazo de entrega daquele documento, cuja elaboração é da responsabilidade dos Técnicos Oficiais de Contas.

 

A Ordem, única representante legal dos Técnico Oficiais de Contas, demarca-se de tais posições, não reconhecendo a grupos de indivíduos legitimidade de representação da maior classe profissional do país.

 

A Ordem alerta os órgãos de comunicação social de que esses grupos são também formados por pessoas que não são Técnicos Oficiais de Contas, isto é, não têm inscrição na Ordem.

 

Ora, para o desempenho da profissão em Portugal, quem desenvolve a profissão de TOC tem de estar inscrito na Ordem, única instituição com legitimidade de representação destes profissionais.

 

Sobre o assunto relativo à IES, a Ordem já tomou uma posição pública, através de uma carta endereçada ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, colocada no sítio da Internet para consulta dos membros e do público em geral.

 

Lisboa, 10 de julho de 2012

 

Domingues de Azevedo

Bastonário