Notícias
Gabriela Figueiredo Dias reconduzida como presidente do IESBA
20 Novembro 2024
Segundo mandato decorre entre 1 de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2026.

 

Gabriela Figueiredo Dias foi reconduzida como presidente do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) para um segundo mandato com início a 1 de janeiro de 2025 e término a 31 de dezembro de 2026. A ex-presidente da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários está à frente do IESBA desde o início de 2022, tendo sido a primeira mulher a ocupar esse cargo.


A recondução de Gabriela Figueiredo Dias surge num momento de extrema relevância para o IESBA, uma vez que está em curso uma estratégia e um plano de trabalho ousados que decorrem até 2027, com especial enfoque em duas áreas estratégicas: cultura e gestão das empresas de contabilidade; exploração do impacto do Código da IESBA para além do seu âmbito tradicional.


Na nota divulgada por aquele organismo, Figueiredo Dias confessa ser «uma honra continuar a liderar o importante trabalho que estamos a desenvolver na IESBA.» Sendo a ética «cada vez mais importante» para as empresas, os mercados e as economias sustentáveis, «é essencial que os nossos padrões satisfaçam as mais elevadas expectativas do público», defendeu a presidente portuguesa para quem «a ética não é facultativa. É a base da profissão contabilística e da confiança pública no trabalho da profissão.»


A missão do IESBA passa por estabelecer padrões éticos internacionais de alta qualidade (incluindo a independência) como pedra angular do comportamento ético nos negócios e organizações.