João Ferreira da Silva e Nelson Ferreira, assessores da bastonária, e Carlos Menezes, presidente da Comissão de História de Contabilidade da OCC, participaram, a 4 de dezembro, nas reuniões dos grupos técnicos (assurance, contabilidade, digitalização e regulação profissional) da European Federation Of Accountants and Auditores for SMES (EFAA), em Bruxelas.
Os principais tópicos de debate incluiram a auditoria de grandes empresas, o desenvolvimento das IFRS e os desafios da digitalização para as PME.
Carlos Menezes é membro do board da maior organização europeia de contabilistas, presidida pelo espanhol Salvador Marín.
No dia 5, teve lugar a reunião do conselho geral da EFAA, que incluiu uma palestra com o presidente da International Federation of Accountants (IFAC), Jean Bouquot. Ao longo de boa parte da manhã os trabalhos foram direcionados para a discussão em torno das qualificações profissionais, a mobilidade e a prestação de serviços remotos, bem como para o investimento privado nas PME e as suas implicações tanto para os proprietários como para a gestão.
Recorde-se que estes encontros representam um passo fundamental para definir a agenda técnica da EFAA e reforçar a colaboração em toda a Europa.