Por razões da nossa história, composição do tecido empresarial e até de natureza cultural, tem-se desenvolvido um conceito social sobre a contabilidade que a tem menorizado quando comparada com outros ramos do conhecimento, menosprezando-se a sua imprescindível função na consolidação da nossa economia e na importância da informação que presta à gestão das empresas, cultivando-se uma tendência de que ela apenas serve para prestar informação à fiscalidade.
Consequência imediata deste conceito é uma visão distorcida da função desempenhada pelos profissionais da contabilidade, reduzindo-se-lhe o seu labor ao cumprimento das obrigações fiscais das empresas.
O desaparecimento das barreiras proteccionistas ao tecido empresarial português por efeito da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, veio criar às empresas portuguesas uma nova realidade que as obriga a sobreviver num meio muito mais competitivo, exigindo destas novos métodos de trabalho e funcionamento, o que cria a necessidade de um maior caudal de informação que apenas a contabilidade pode construir.
Para a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, entidade que regula e disciplina os profissionais nas áreas da contabilidade e fiscalidade, revela-se de capital importância o desenvolvimento de estudos e investigações nestas áreas de conhecimento, pois associado a esse desenvolvimento, anda intimamente ligada a credibilidade dos profissionais que na prática as executa.
Em Portugal, infelizmente, não obstante alguns sinais animadores com o surgimento de novos doutoramentos na área da contabilidade, não se construiu uma estratégia que, em termos práticos, crie condições para aliciar o aparecimento de estudos e investigações nesta tão importante área de conhecimento.
Elemento fundamental para aquele objectivo é a existência de meios de comunicação e divulgação, onde os investigadores, estudiosos ou profissionais possam divulgar os seus trabalhos ou ideias que, enquadrados nas regras internacionalmente definidas como garantes da sua qualidade, constituir-se-ão como elementos fundamentais para a credibilização da própria contabilidade.
É esse espaço completamente novo no universo científico português que pretendemos disponibilizar com a criação da revista «CONTABILIDADE E GESTÃO», resultado de uma profunda reflexão produzida entre CTOC e a Associação dos Docentes de Contabilidade do Ensino Superior (ADCES), envolvimento sem o qual não seria possível a sua criação e manutenção.
O conjunto de especialistas (referees) convidados para colaborarem com a revista, aceitou o grande desafio de se criar em Portugal, pela primeira vez, uma revista de carácter científico nas áreas da contabilidade e afins, facto que, para além de se constituir como uma forte esperança de sucesso, é para todos nós que aceitamos o desafio deste projecto, um grande estímulo para continuarmos a lutar, não só pela sua manutenção, mas fundamentalmente, pelo seu constante desenvolvimento e actualização.
Independentemente das funções que cada um desempenha neste projecto, conseguimos reunir em torno dele as mais destacadas personalidades nacionais nas áreas da contabilidade e afins, pelo que a todos eles, apresentamos o nosso reconhecido agradecimento.
Com a revista «Contabilidade e Gestão», cria-se uma nova era para a contabilidade em Portugal, na qual depositamos uma ilimitada esperança e para cuja concretização não regatearemos esforço e empenhamento.