Comunicados
Cinco pontos-chave para fortalecer a profissão
13 Julho 2023
IFAC_cinco
Conclusões da reunião do Professional Accountants in Business Advisory Group

A International Federation of Accountants (IFAC), organismo do qual a OCC é membro, divulgou a 13 de junho as conclusões da reunião do seu Professional Accountants in Business Advisory Group, que decorreu em Nova Iorque durante dois dias.

Redigido pelo ugandês Sanjay Rughani, presidente daquele grupo consultivo, e intitulado «As cinco oportunidades que fazem da contabilidade um passaporte para carreiras com significado nos setores público e privado», o texto final é o resultado dos contributos de um grupo global e diversificado de contabilistas que trabalham em posições de liderança, tanto em empresas privadas como no setor público.

Nesta reunião houve oportunidade para escutar os testemunhos sobre a forma como os líderes financeiros e as suas equipas estão a posicionar as suas contribuições estratégicas e de valor, tanto para as organizações onde trabalham como para a sociedade em geral.

Ao possibilitarem a transformação digital, ao associarem os objetivos organizacionais a metas corporativas de sustentabilidade e aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), e ao ajudarem a gerir os compromissos de curto e longo prazo, os contabilistas estão a contribuir para organizações e economias mais resilientes e sustentáveis.

Sanjay Rughani apresentou cinco prioridades críticas para a profissão, que representam grandes oportunidades para todos aqueles que escolheram fazer carreira nesta atividade e que devem merecer da parte de todos os contabilistas certificados uma leitura atenta:

- Promover agendas organizacionais de sustentabilidade, que incluam a forma como os contabilistas em cargos de controlo, auditoria interna e tesouraria estão a viabilizar a transição para a neutralidade carbónica, apoiando a gestão do risco climático e ajudando as organizações a preparar-se para os requisitos obrigatórios de comunicação e garantia em matéria de sustentabilidade.

- Fazer a transição do cargo de chief finance officer (CFO) para o de chief value officer (CVO) para agregar valor às respetivas organizações, abraçando realidades envolventes que têm impacto nas empresas, mudando o foco da organização para a criação de valor estratégico a longo prazo e otimizando a oportunidade de influenciar positivamente os principais intervenientes.

- Avaliar os modelos de gestão de talento e os percursos de carreira em finanças, em particular em serviços globais de negócios e serviços partilhados de finanças, áreas que, tradicionalmente, são grandes empregadores de contabilistas em todo o mundo.

- Expandir a base global de talentos e a atratividade da profissão para satisfazer a crescente procura do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento e a implementação global de programas colaborativos de estágios profissionais para promover o acesso à profissão.

- Apoiar o crescimento dos contabilistas no setor público, uma vez que muitas jurisdições ao nível central e local dos governos têm dificuldade em encontrar candidatos adequados e com as competências certas para cargos de finanças e contabilidade.

Feitas as contas, parecem não restar dúvidas de que existe, em todo o lado, um vasto conjunto de oportunidades para contabilistas em diferentes cargos, locais e setores e com a possibilidade de progressão em muitas funções diferentes. Por outras palavras, resta uma certeza: a contabilidade é um salvo-conduto para carreiras compensadoras e com significado tanto no setor público como no setor privado.

Consulte aqui a versão original do texto