É o quarto e último grande ciclo de formação eventual de 2024 e, como sempre acontece, é dedicado ao encerramento de contas do ano em curso, tendo arrancado a 25 de novembro. Até 10 de dezembro formadores e diretores da Ordem marcam presença em 36 sessões, repartidas por 31 localidades. Nesta página encontrará, dia após dia, o registo da passagem da formação por todos esses locais..
O arranque, a 25 de novembro, teve sessões em Bragança, Coimbra e Porto, num total de cerca de 1 150 pessoas, entre contabilistas certificados e respetivos colaboradores.
Aveiro, Leiria, Porto (pelo segundo dia), Setúbal e Vila Real são as cidades que, a 26 de novembro, receberam as sessões do ciclo de formação eventual. No total, 2 300 contabilistas certificados e colaboradores marcaram presença.
O terceiro dia ficou-se exclusivamente pelo norte. Em concreto: Chaves e Guimarães.Nestas duas cidades, repletas de história e de muitas "estórias", cerca de 550 formandos aprofundaram matérias indispensáveis ao desempenho quotidiano da profissão.
A primeira semana aproxima-se do fim. Chegou a vez de, a 28 de novembro, Lisboa (primeira de três sessões) e Viseu proporcionarem aos membros a possibilidade de assistirem presencialmente à formação. Foram cerca de 1 200 as pessoas que acorreram aos dois locais. A sessão de Lisboa contou com a presença de Paula Franco que, na abertura, fez questão de salientar a importância desta formação, «um tema recorrente mas sempre necessário». A bastonária lembrou, uma vez mais, a necessidade do cumprimento dos créditos, ao mesmo tempo que alertou para as consequências que, face ao novo estatuto, podem recair sobre quem não cumprir com a norma, leia-se, impedimento de exercer a profissão.
A primeira semana chega ao fim com a realização de sessões em Coimbra, Faro, Funchal e Lisboa. Foram cerca de 1 300 formandos que acorreram a estes quatro locais, elevando assim a contagem da primeira semana para 6 500 participantes.
A segunda semana arrancou com as sessões de Braga e Pombal. Neste sexto dia de formação, praticamente um milhar de formandos acorreram a estas duas cidades.
Guarda, Santa Maria da Feira e Viana do Castelo: mais três sessões, cerca de 1 300 formandos. É este o resumo breve do sétimo dia do ciclo de formação eventual que, a 3 de dezembro, estava precisamente a meio do calendário estabelecido.
O oitavo dia do ciclo formativo passou, a 4 de dezembro, por Covilhã e Évora. Nas duas cidades do interior, foram cerca de 300 os formandos, entre contabilistas certificados e colaboradores, que acorreram a esta possibilidade proporcionada pela Ordem para rever ou aprofundar conhecimentos.
Foram cerca de 800 os formandos que, a 5 de dezembro, marcaram presença nas cinco sessões espalhadas por geografias bem diversas, como Beja, Castelo Branco, Ilha do Pico, Lisboa e Setúbal. O quarto e último ciclo de formação eventual do ano aproxima-se, assim, do seu término.
Com as sessões realizadas, a 6 de dezembro, nas Caldas da Rainha, Horta e Portalegre, terminou a segunda semana da última formação eventual de 2024. Cerca de cinco centenas de contabilistas certificados e colaboradores fizeram questão de assistirem presencialmente. No total dos dez dias úteis que leva este ciclo formativo, 10 400 formandos já passaram pelas dezenas de sessões realizadas.
9 de dezembro, penúltimo dia deste ciclo de formação. Angra do Heroísmo, Figueira da Foz, Portimão e Santarém foram as cidades por onde passaram formadores e diretores da Ordem. No total, cerca de mil formandos acorreram a estas quatro sessões.
Último dia do quarto e derradeiro ciclo de formação eventual de 2024, com a realização de sessões em Ponta Delgada e Portimão, que juntaram cerca de 250 formandos. Ao longo de 12 dias úteis, realizaram-se 37 sessões em 31 localidades, tendo nelas participado sensivelmente 11 500 contabilistas certificados e respetivos colaboradores.
Em cada galeria, as fotos surgem aos pares, por ordem alfabética das localidades.
Inscrições e calendário