A Assembleia Representativa (AR) da Ordem, reunida na tarde de dia 12 de dezembro, nas instalações do Largo Primeiro de Dezembro, no Porto, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2026. Na 20.ª sessão da assembleia de representantes da instituição desde a sua existência registou-se a presença do quórum completo (84 representantes, tendo 72 estado in loco, 6 fizeram-se representar, enquanto 6 participaram por meios telemáticos).
«Simplificar os processos para libertar o talento»
Na apresentação que fez do PAO para o próximo ano, a bastonária Paula Franco deu particular relevo ao principal eixo de ação para 2026: o contabilista 3.0. «Simplificar os processos para libertar o talento» é o mote definido pela máxima responsável da Ordem para classificar este grande projeto que, na sua perspetiva, se traduzirá numa «completa viragem de página», em que o profissional digital passará o testemunho ao contabilista certificado «analítico e consultor, com inteligência prática.» Para Paula Franco, esta nova realidade permitirá, igualmente, «criar mais tempo para se abordar o enorme desafio da sustentabilidade» e «libertar o talento para que este seja posto ao serviço das empresas e não em tarefas repetitivas e redutoras.» «Hoje dispomos de mais ferramentas, mas temos menos tempo e mais dificuldades em cumprir aquilo que nos é pedido. Por isso, o evoluir para o patamar do contabilista 3.0 vai ser um importante contributo, mas a própria gestão organizacional dos gabinetes deve também ser repensada», defendeu. Ainda durante a sua intervenção, a bastonária reiterou um argumento que tem utilizado em diversas intervenções: «O trabalho desenvolvido pela Ordem visa minorar o desgaste diário a que os contabilistas certificados estão sujeitos. Procuramos antecipar dificuldades e contribuir para simplificar processos. Contudo, enquanto profissionais, só teremos mais tempo se os profissionais tiverem menos clientes e melhores avenças.»
8.º Congresso e formação just in time
Ainda no âmbito do PAO 2026, e como principais atividades e projetos para o próximo ano Paula Franco destacou a aquisição de um imóvel nas proximidades do auditório da OCC, em Lisboa, para atividades de formação, eventos, serviços de catering e apoio; a criação de um serviço de consultas de medicina geral e familiar e psicologia, em modelo online; disponibilizar um endereço de email profissional atribuído pela OCC; concluir o desenvolvimento e implementação de ferramentas de inteligência artificial; promover o livro da Contabilidade Financeira através da realização de conferências, ações de sensibilização e iniciativas de divulgação e a implementação de um programa nacional para atrair o talento jovem para a profissão.
Ficou ainda a garantia que no âmbito da implementação, por parte da Segurança Social, da simplificação do ciclo contributivo, a «Ordem apoiará os contabilistas certificados por forma a que todos melhor tirem proveitos deste processo.» Para o mês de setembro, coincidindo com o Dia do Contabilista, a 21 de setembro, está agendado o 8.º Congresso dos Contabilistas Certificados, no Meo Arena, em Lisboa. Ao nível da formação, o plano global, já divulgado, tem previstas 1100 ações de natureza presencial e online. A grande novidade será a modalidade just in time, a pedido ou à medida.